sábado, 28 de junho de 2008

Resumo do Projeto Filosofia com Arte no Ensino Medio

FILOSOFIA COM ARTE NO ENSINO MÉDIO

O projeto FILOSOFIA COM ARTE NO ENSINO MEDIO centra sua atenção sobre uma proposta dinâmica para o ensino de filosofia, contextualizando os conteúdos filosóficos com as linguagens de arte, principalmente literatura, música, cinema, teatro e artes plásticas. O projeto surgiu da necessidade de aproximar a disciplina de filosofia com a realidade dos jovens estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão. Para isso, entende-se que o ensino dos conteúdos filosóficos pode levar ao desenvolvimento de uma postura autônoma em sala de aula e na sociedade. Por isso, a arte e a filosofia possuem uma tarefa substantiva para a formação educacional do ser humano, pois procuram despertar o pensar crítico, a sensibilidade e uma postura cidadã no contexto social em que vive.

O projeto consta de duas etapas, a primeira corresponde ao estudo sobre introdução à filosofia da arte, com atividades semanais de grupo de pesquisa, em que são lidos e debatidos textos sobre o referido tema. Na segunda etapa, os estudantes realizaram visitas em centros culturais e eventos artísticos, apresentando relatórios crítico-descritivos como forma de socialização das linguagens de arte observadas. Os estudantes escreveram, ao final, artigos, em que cada um escolheu uma linguagem de arte, associados aos conteúdos filosóficos. A produção das apresentações do trabalho nos espaços comunitários foi pensada e realizada pelos estudantes pesquisadores, o que favoreceu um crescimento considerável do olhar responsável sobre o desenvolvimento de nosso projeto, como construção coletiva, centrada em uma metodologia participativa e investigativa, assim como a possibilidade de dialogar com estudantes de outras escolas sobre o ensino de filosofia.

Como atividade de socialização na comunidade, os estudantes participaram de encontros como 15ª SBPC Jovem, em Belém, no mês de julho de 2007, da I Mostra de Ciências das Escolas Públicas, no CEFET-MA, no mês de outubro de 2007, além dos relatórios parciais e finais da pesquisa, junto a várias escolas públicas do estado do Maranhão, realizados nos meses de maio e novembro de 2007, respectivamente. Desse modo, percebe-se a inserção da pesquisa como atividade que favorece uma ligação mais estreita entre escola e comunidade.

As etapas do desenvolvimento do projeto foram pensadas no enfoque da práxis filosófica, procurando estabelecer uma ligação entre contéudos e realidade, por meio da sensibilização, contextualização, problematização, análise crítica dos conteúdos, debates e apresentação dos trabalhos, a nível de socialização da pesquisa. Para isso, utilizamos fontes de pesquisa como "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire, o "Ensino de Filosofia no Ensino Médio", tendo como referências autores como Sílvio Gallo e Walter Omar Kohan, e "Ensinando Filosofia com Arte", de Charles Feitosa.

Desse modo, pensamos que o referido projeto vem contribuindo para a ampliação do olhar filosófico e estético de nossos estudantes, dentro de uma postura cidadã e transformadora, a partir de uma proposta metodológica para o ensino de filosofia na realidade do ensino médio.

Jorge Leão
Professor de Filosofia do CEFET-MA

Um comentário:

filosofia com arte disse...

O projeto ainda continua a fim de possa ser melhorado, ampliado ou alterado. Para isso, peço que os alunos que participam ou participaram comigo deste projeto estejam proximos, mesmo que a escola não seja mais uma experiência cotidiana. As portas continuarão sempre abertas! Abraços, e vida longa a este projeto! Jorge Leão