terça-feira, 21 de dezembro de 2010


Debate e dinâmica com os temas do filme "Escritores da liberdade"
No dia 20 de dezembro de 2010, segunda-feira, na turma 404, do curso de Informática, trabalhei o tema diversidade cultural, preconceito e sistemas totalitários. Foi o último encontro com esta turma maravilhosa.
O filme-texto destacado foi "Escritores da liberdade" (EUA, 2007), com a brilhante atuação de Hilary Swank, no papel da brilhante professora Erin Gruwell. O filme marca uma história real, cujo fecho foi a publicação dos livros destes alunos, no ano de 1999, até então consideradas pessoas insubordinadas, violentas e incapazes de superarem os limites que a violência social e a desestrutura familiar haviam imposto sobre suas vidas.
Seguindo o ritmo da revolução ética por uma profunda vontade de transformação individual e coletiva, orientado pela Professora G. (como ficou conhecida carinhosamente por seus alunos), as vidas daqueles jovens foram profundamente modificadas. Este filme é um ótimo texto para trabalharmos em sala de aula os temas: violência urbana, discriminação étnica, preconceito, papel social da escola e sistemas totalitários.
Depois de debatermos sobre o filme (nas duas últimas aulas ele foi assistido e comentado) a turma foi dividida por numeração em cinco grupos, sendo que cada um representou uma etnia:
1 - Brancos; 2 - Negros; 3 - Latinos; 4 - Chineses; 5 - Judeus.
Depois o grupo 1 fez um questionamento sobre os temas abordados nas aulas a partir do filme para o grupo 5. Em seguida, trabalhei a música "Só se for a dois" (Cazuza), onde o grupo 2 fez uma pergunta para o grupo 3, a respeito de algum trecho da referida música, a fim de correlacioná-lo com a temática discutida. E por último, o grupo 4 dramatizou uma cena do filme, para que todos pudessem discuti-la. Ao final, os grupos avaliaram a dinâmica, retomando alguns pontos do filme e dos temas trabalhados na última unidade da disciplina de Sociologia.
Foi excelente a possibilidade de reler este filme, por meio de uma dinâmica interativa com a turma 404.
Até o próximo encontro...
Jorge Leão
21-12-2010

3 comentários:

EGM disse...

Oi Jorge!
Você faz a diferença na vida dos alunos.
Parabéns pelos temas abordados!

Abraços, Eva

Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício disse...

Olá Professor Jorge. Como vai?
Sou educador e achei excelente a sua dinâmica. Gostaria de saber se poderia usar esta mesma, pois tenho duas turmas de jovens em que nas próximas oficinas iremos tratar destes temas. O formato em que foi desenvolvidas as oficinas foi muito rico. Me impressionei! Parabéns. Meu e-mail:mfsrec@gmail.com