sábado, 13 de novembro de 2010

Roteiro para estudo com o filme "The Matrix"


Caros colegas, seguem algumas sugestões e experiências com o filme "The Matrix" (EUA, 1999) - roteiro de estudo em sala de aula. Esse projeto vem sendo trabalhado com o título Sócrates, Matrix e a Filosofia.
1 - O que é a Matrix?
2 - Temas recorrentes para análise: filosofia socrática, aparência, realidade, autoconhecimento, liberdade, amor.
3 - As correlações com o Budismo (equilíbrio corpo-mente)
4 - Análise filosófica dos personagens: Morpheus, Neo, Trinity, Oráculo, Agente Smith.
5 - Situação problema: o que a matrix nos impede de perceber?
6 - Tarefa conjunta: a turma pode criar uma "matrix" e mostrar as possibilidades de dela escapar, seguindo o roteiro de estudo e as discussões apontadas em sala. Apresentar de modo criativo para a turma.
Como se trata de um texto vasto e polissêmico, o professor pode ainda expandir o debate, trazendo referências literárias e fílmicas, tais como: 1984, de George Orwell, o filme "A Vila" ou ainda "Escute, Zé Ninguém", de Wilhelm Reich, ou alguns contos de Machado de Assis, como Teoria do Medalhão, Conto de Escola e Ex catedra (trabalhando relativização dos valores éticos e a escola como aparelho ideológico de dominação), além da música do Pink Floyd, "Another brick in the wall".
O conceito de sistema de controle (eficácia + ajustamento) pode ainda ajudar a compreender melhor o argumento apresentado pelos irmãos Andy e Larry Wachowscki, diretores do filme.
Bom trabalho!
Liberte sua mente!...
Abraços cinéfilos!
Jorge Leão

Nenhum comentário: