segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Experiências com o cinema no segundo semestre de 2011




Experiências com o cinema no segundo semestre de 2011
Neste semestre, trabalhei com as turmas de filosofia, nos cursos integrados, uma outra forma de levar o cinema à sala de aula. Dividi-as em grupos (quatro ou cinco, conforme o numero de estudantes em cada turma), e cada um deles abordou um filme, a partir de dois assuntos estudados: teoria do conhecimento (nas turmas 404 - Química - e 204 - Eletrônica) e valores, liberdade e ética (turmas 602 - Eletrônica - e 605 - Telecomunicações).
A experiência obtida foi muito rica. Os assuntos foram debatidos com interesse e criatividade. Depois, houve debates muito interessantes. Os filmes analisados foram os seguintes: A vila, O Clube da Luta, Bicho de Sete Cabeças, The Matrix e O Nome da Rosa (sobre as teorias epistemológicas), e Gandhi, A lingua das mariposas, Mississipi em Chamas, 1984 e A sociedade dos poetas mortos (sobre o tema valores, liberdade e ética).
A avaliação que faço é excelente. O momento de descoberta destes temas polêmicos e complexos tornou-se possível pela fascinante possibilidade de adentrar no vasto campo filosófico em que se situam os mesmos por meio de trabalhos estéticos capazes de gerar grandes discussões e reflexões.
As turmas também avaliaram positivamente essa metodologia. Vou agora buscar novos elementos para seguir neste rumo. Novos filmes e temas, a fim de ampliar o gosto pelo estudo da filosofia e de sua aproximação com a vida dos estudantes.
Valeu, pessoal! Até um próximo comentário sobre nossos caminhos pela fértil relação entre filosofia e cinema, merecendo destaque para os esforços de cada um que se envolveu nas pesquisas, com responsabilidade, conteúdos contextualizados e um rico desenvolvimento crítico dos temas.
Até breve!
vejo vocês na próxima sessão de filmes filosóficos...
abraçs
Jorge Leão

2 comentários:

filosofia com arte disse...

Segue o projeto cine filosófico neste próximo semestre, em 2012... até lá então, apareçam, convidem os amigos a participarem! espero vocês!
jorge leão

Chica Fotógrafa disse...

Estou encantada com seu projeto. Ele me ajudará muito no trabalho que estou fazendo sobre As Imagens e a Filosofia.