segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Sugestões de trabalho para o texto "Apologia de Sócrates"

Sugestões de trabalho para o texto "Apologia de Sócrates"

Amigos e amigas da filosofia e da arte,

segue um roteiro de temas para trabalharmos o texto "Apologia de Sócrates", de Platão.

1 - Os bens da cidade e o cuidado da alma;

2 - O julgamento de Sócrates e a idéia de justiça;

3 - A reação dos acusadores e dos discípulos de Sócrates diante do julgamento;

4 - A concepção da vida e da morte segundo Sócrates;

5 - O papel da filosofia e de seus representantes (os filósofos);

6 - Elaborar uma conclusão relacionando as questões acima com o contexto de nossa sociedade (pontos de aproximação e de distanciamento).

Essa sugestão de temas pode ser transformada em um debate interessante em sala, em que os alunos, depois de terem lido o texto, e problematizado questões essenciais com o professor, poderão agora escrever o seu próprio texto, relacionando-o, por exemplo, com os filmes: "Sociedade dos Poetas Mortos", "Sorriso de Monalisa", ou ainda "O Clube do Imperador".

São filmes, em que a figura do professor (a) é enfaticamente desenvolvida a partir de um trabalho de esforço intelectual e ético para levar aos jovens estudantes a liberdade de pensar por si mesmos, elemento essencial na pedagogia socrática. Esse tema pode gerar um debate e ser exposto entre os alunos, depois da exposição dos filmes.

Esse ano, em junho, trabalhei o filme "Sociedade dos Poetas Mortos" (um de meus filmes preferidos), nas turmas de 1 e 2 ano, e o debate foi bastante interessante; depois os alunos escreveram um texto dissertativo, apontado aspectos de aproximação com o pensamento de Sócrates.

Bem , queridos e queridas, amantes da filosofia e da arte,
são esses os pontos...

até o próximo encontro...

Jorge Leão

Um comentário:

filosofia com arte disse...

No roteiro de um texto como esse, vê-se o quanto o cinema pode estabelecer nexos, e também possibilidades outras de ler assuntos próximos. O trabalho enriquece em dinamismo e os alunos se sentem co-responsáveis pela elaboração das soluções. Abraços,
e novos filmes virão, certamente...
Jorge Leão