sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A busca pelo óleo de Lorenzo



A busca pelo óleo de Lorenzo

Filme de 1992, dirigido por George Miller, O óleo de Lorenzo foi trabalhado há poucos dias na sala de Design de Produto, turma 201, quando eu estava a discorrer sobre métodos de pesquisa na ciência.

Pareceu-me instigante o modo como o filme aborda a questão da indissociável relação entre pesquisa científica, interesses econômicos da indústria farmacêutica e o envolvimento dos pais da criança que padecia de uma doença rara e fulminante.

O debate transcorreu envolvendo também as relações éticas e afetivas da pesquisa científica e o quanto a motivação pela cura é algo primordial na dura batalha pela vida. Sobretudo quando nem sempre a ciência médica aborda o tratamento com o mesmo afinco, como a família de quem está envolvido no problema.

Vale muito a reflexão sobre o tema. Atualmente, a ciência, também por isso, já repensa muitas de suas fragilidades no que diz respeito a abordagem médico-paciente, o que tem trazido algum avanço na percepção científica e sócio-afetiva da questão clínica.

Jorge Leão
Professor de Filosofia do IFMA - Campus Monte Castelo
03 de setembro de 2010

Um comentário:

filosofia com arte disse...

Agradecido pela oportunidade do debate, reforço o convite aos estudantes, eternos aprendizes da filosofia, a buscarem aprofundar a análise fílmica para que o olhar sobre a película possa de fato transmudar nossa percepção sobre temas tão necessários e instigantes como este apresentado em O óleo de Lorenzo.
Abraços cinéfilos...
Jorge Leão