quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Comentário sobre a música DAQUILO QUE EU SEI, de Ivan Lins

Comentário sobre a música DAQUILO QUE EU SEI, de Ivan Lins

Nesta música, encontra-se um texto bastante interessante que pode ser relacionado com os modos de conhecer, podendo ser enfatizado: o percurso da dúvida (em Descartes), os limites da elaboração cognitiva (a partir do criticismo kantiano), e os usos dos sentidos (em filósofos como Aristóteles, Locke e Hume).

A música inteira é um convite para o contato direto dos alunos com o processo do conhecimento. Eis a letra:

Daquilo que eu sei nem tudo me deu clareza. Nem tudo foi permitido. Nem tudo me deu certeza. Daquilo que eu sei nem tudo foi proibido. Nem tudo me foi possível. Nem tudo foi concebido. Não fechei os olhos Não tapei os ouvidos. Cheirei, toquei, provei. Ah! Eu usei todos os sentidos. Só não lavei as mãos.
E é por isso que eu me sinto.
Cada vez mais limpo Cada vez mais lim. . . po. Cada vez mais. . .Limpo. . . .

Assim, penso que é interessante trabalharmos na música os diferentes modos de conhecer a realidade, dando ênfase, sobretudo, à percepção sensível, e sobre a capacidade de extrair da experiência o máximo de vivacidade, quando ele afirma: “eu usei todos os sentidos. Não só não lavei as mãos, e é por isso que eu me sinto cada vez mais limpo”.

Uma sugestiva opção para a introdução à teoria do conhecimento.

Jorge Leão
Professor de Filosofia do IFMA – Campus Monte Castelo

2 comentários:

samuel disse...

Parabéns pela belíssima análise sobre a canção do grande Ivan Lins.

Felipe Medeiros Oficial disse...

Olá, eu sei que essa publicação não tem nada a ver com a temática do blog, mas poderia permitir ainda assim? Me
ajudaria muito!

Trabalho com música ao vivo, esse é um vídeo de um cover
meu, se puder, me ajuda curtindo a minha página, pois
aumentará meu ranque nos buscadores e as chances de
contratação! Muito obrigado! Deus te abençoe!

Nua | Ana Carolina | Cover Felipe Medeiros

https://www.facebook.com/cantorfelipemedeiros/videos/1043678305761075/