terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Contos da lua vaga (Kenji Mizoguchi, 1953)

Obra prima do cinema japonês, o filme "Contos da lua vaga", trazido ao Brasil pela Lume filmes, é uma fábula passada no Japão feudal (século XVI), ainda marcado pela violência da guerra civil e que conta a história de dois homens que partem com caminhos diferentes de suas casas; um deles, fazendeiro, marcado pela ambição do poder, quer tornar-se um grande samurai, deixando sua esposa abandonada; o outro, um talentoso fabricante de peças domésticas, quer enriquecer através do comércio, deixa também sua esposa com o filho pequeno.

A dramática partida de suas famílias coloca os dois homens diante da desilusão de uma busca não satisfeita pelo propósito de obter tão desejadas posses materiais. Voltando, os dois tentam reconstruir suas vidas, agora de maneira inesperada, pois o seu lugar de origem já estava completamente modificado pela passagem da guerra.

É considerado um dos mais importantes filmes do cinema japonês clássico. Recebeu o Leão de Prata, no Festival de Veneza de 1953. Merece ser revisto, e debater com a turma amante do cinema filosófico, em seu enredo, temas como separação, ânsia de poder, busca pela aceitação familiar diante de uma escolha precipitada, reconciliação.

Kenji Mizoguchi exprime aqui toda sua sensibilidade, em um texto rico de metáforas, belíssima fotografia e variadas simbologias existenciais.

Até o próximo encontro cinéfilo,
at
jorge leão

Um comentário:

filosofia com arte disse...

Gênero dramático, muito teatro no estilo de Kenji Mizoguichi, é um filme espetacular e muito belo em sua fotografia e texto poético.
Muito feliz a escolha deste clássico pela Lume filmes. abraçs cinéfilos: jorge leão