segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Comentário sobre o conto "O Sonho de um Homem Ridículo", de Fiódor Dostoiévski


Caros amantes da Filosofia e da Arte, apresento-lhes um texto de nossa ex-aluna, hoje estudante de Jornalismo, e escritora, Talita Guimarães, sobre um texto lido no CEFET-MA, durante as aulas de filosofia, do romancista russo Fiódor Mikhailovicht Dostoiévski (1821 - 1881), intitulado "Um Sonho de um Homem Ridículo". Obrigado Talita pela valiosa contribuição. Autores como Dostoiévski constituem leitura fundamental para uma necessária aproximação entre Filosofia e Literatura. Abraços quixotescos! Jorge Leão
Dostoiévski: a verdade faz o homem ridículo

Narrado em primeira pessoa, "O Sonho de um Homem Ridículo", escrito por Dostoiévski, centra-se no relato feito pelo próprio narrador, também personagem principal que a verdade em torno da vida e das pessoas, procurada ao longo dos tempos por filósofos e pensadores, está diretamente relacionada ao conhecimento do homem sobre ele mesmo. Sócrates pode ser retomado no discurso em que afirma "Conhece-te a ti mesmo", como passo primordial ao alcance da verdade acerca da humanidade e assim, do universo, que em harmonia e conjunto é capaz de levar à felicidade e à paz.

Nessa perspectiva, o imaginário é enfatizado sob a ótica de uma metáfora que dá a idéia da vida plena. Percebe-se isso quando após cometer o suicídio, em seu sonho, o personagem principal morre apenas fisicamente uma vez que sua consciência mantém-se ativa e o deixa ciente de que está morto quando há a percepção do velório, do enterro e até mesmo da sensação dentro do caixão já enterrado. O homem dito ridículo faz, então, após sua morte, uma viagem que ultrapassa o planeta Terra e segue pelo espaço até um outro lado homólogo ao sistema solar. Um outro mundo mostra-se possível ao personagem, em um planeta Terra composto por tudo que caracteriza um verdadeiro paraíso.

Assim, a reflexão sobre essa questão, permite compreender que Dostoiévski produz uma obra de valor inestimável já que o conto "O Sonho de um Homem Ridículo" transcorre dentro de uma leitura fácil, sobre o ponto de vista da linguagem utilizada, mas complexa dentro do contexto e da mensagem a ser transmitida. O conto reflete acerca das atitudes humanas que direcionam a sociedade ao caos e aos problemas agravados pela falta de consciência. O autor procura, repetidas vezes, convencer o leitor de que o grande potencial humano que leva à felicidade e a convivência em harmonia é o aparentemente inocente, mas essencial "amar ao próximo como a si mesmo".
Talita Guimarães é ex-aluna do CEFET-MA, autora do livro infantil "Vila Tulipa" e acadêmica do 3o período de Jornalismo da Faculdade São Luís.

2 comentários:

filosofia com arte disse...

Querida Talita, obrigado pela contribuição, continue sempre escrevendo textos interessantes, continue acreditando em seu rico potencial como escritora, e continue, claro, participando de nossos cafés filosóficos, lá no CEFET-MA, sei que nem sempre é possível, mas você está continuamente antenada com as atividades de sua ex-escola. Abraços quixotescos! Jorge Leão

Unknown disse...

Adorei a análise!Já tive a oprotunidade de ler esse conto e também me emocionei com sua mensagem simples e fundamental como avaliou, em boas palavras, a autora da análise!Parabéns!!!