quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Sonho de Ícaro

Mais um texto da turma de Design, esses meninos e meninas fantásticas, que nos motivam a continuam trabalhando a Filosofia de modo inquietante e participativo.
Obrigado Mayara por seu texto,
abraços,
Jorge Leão

Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
São Luis 11 de abril de 2008
Mayara Câmara Serra
T. 205
Disciplina: Filosofia
Profº.: Jorge Leão


O Sonho de Ícaro

O texto nos remete a um cenário antigo, mas a imagem de Ícaro pode ser vista no homem atual, movido pelos seus desejos. Ele não tem vergonha de assumi-los perante apelos contrários, nem medo de concretizá-los diante de possíveis malefícios que pode sofrer, sobretudo porque esses malefícios parecem invisíveis aos olhos de um sonhador.

A partir do que já foi citado, sonhar parece significar problema, mas não o é; é uma condição humana que merece uma análise mais profunda, pois todos nós já estivemos, estamos ou estaremos um dia suscetíveis a moldar as nossas as vidas em função de alcançar um objetivo aspirado previamente.

No texto, o labirinto representa um obstáculo que precisa ser ultrapassado, simbolizando os pormenores que, na vida real,surgem para mudar os nossos planos. No entanto, na estória, esse mesmo labirinto, que significa uma associação de sofrimentos para o protagonista, também lhe concede a oportunidade de voar, demonstrando como podemos ver o lado positivo das coisas.

O fato de Ícaro ter conseguido estabelecer uma estratégia de libertação alando-a à realização de seu sonho pode representar as vezes que conseguimos transpor barreiras enquanto estamos inebriados pelos nossos anseios.

Ícaro é o exemplo de pessoa que ao estar encantada diante realização de seu sonho “tranca” sua sensibilidade na experiência da plenitude e da felicidade. Por mais que, nessas situações, tomemos consciência dos perigos aos quais estamos submetidos, esta não passa de uma consciência superficial, pois nem sempre desperta o efeito de alerta, conseqüentemente, nos tornamos vítimas da nossa própria imprudência.

Deve-se lembrar, no entanto, que sonhar não é proibido, afinal, Ícaro não admiraria, no momento mais impróprio, as aves se não tivesse a vontade de ser como elas, logo, não idealizaria uma estratégia que salvasse, naquele momento, a si e a seu pai.

Um comentário:

Anime Edition disse...

Muito bom esse espaço, tentarei vir aqui sempre p/ ler os textos dos alunos de CEFET e demais.