sexta-feira, 11 de julho de 2008

Reflexões sobre o filosofar

Caros amigos do blog FILOSOFIA COM ARTE NO ENSINO MÉDIO, deixo aqui algumas reflexões sobre o filosofar, trabalhadas com os alunos da turma de Design, em 11 de julho de 2008,
abraços quixotescos!
Jorge Leão


REFLEXÕES SOBRE O FILOSOFAR


Quem se dedica à filosofia põe-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e sua ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade.
Karl Jaspers- filósofo alemão do século XX


A todo homem é permitido o conhecimento de si mesmo e o pensamento correto.

Heráclito – filósofo grego do século VI a.C.


Uma vez que se tenha encontrado a si mesmo, é preciso saber, de tempos em tempos, perder-se – e depois reencontrar-se: pressuposto que seja um pensador.

Friedrich Nietzsche – filósofo alemão do século XIX


(...) os homens começaram a filosofar, agora e no princípio, pelo assombro, primeiro admirando-se das coisas estranhas que tinham mais à mão, e depois, ao avançarem pouco a pouco, fazendo questão das coisas mais graves, tais como os movimentos da Lua, do Sol e dos astros, e a geração do todo.”
Aristóteles – filósofo grego do século IV a.C.


O bem mais caro, o bem que não se vende, são as idéias. É com as idéias que o mundo é feito.

Rubem Alves – educador brasileiro


Só é considerado livre o ser humano que é autônomo, ou seja, capaz de pensar por si mesmo e dar respostas originais a si próprio e ao mundo.
Angélica Sátiro – filósofa brasileira


Nunca estamos tão dispostos a pensar por nós mesmos como quando nos encontramos envolvidos numa investigação compartilhada com outros.

Mathew Lipman – filósofo norte-americano

2 comentários:

Gildson Souza disse...

Olá professor!!
foi um prazer enorme para mim ter o senhor como professor e também como amigo e parceiro de discussões que iam desde a filosofia até a música.
Você desempenha um papel importantissimo nas nossas vidas, todas essas frases poderiam hoje não fazer nenhum sentido para a gente se não fosse sua disposição e sua vontade de dar uma boa aula.
Agradeço em nome de toda turma de design gráfico [205] pelas possibilidades de estarmos toda a semana com o senhor "aprendendo a pensar" e esquivando-nos das armadilhas do sistema e do senso comum e entrando em crise de diversos dogmas e parâmetros impostos pelo sistema.
Muito obrigado por tudo!!

filosofia com arte disse...

As turmas de Design são excelentes, contribuem muito para que as aulas de filosofia possam melhorar cada vez mais. Agradeço a atenção de vocês e suas brilhantes reflexões em nossos debates. Boas conversas e continuem melhorando, sempre!!! Abraços, Jorge Leão